quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Atenção internautas: Google Earth NÃO é ao vivo!!!

Eu sei que para algumas pessoas essa afirmação pode parecer tão certa como a chuva e tão óbvia quanto um mico da Luciana Gimenez, mas devido a (maldita) inclusão digital e ao número crescente de pessoas que pensam que podem assitir ao vivo qualquer parte do mundo a qualquer hora eu me senti obrigado a postar e provar que O GOOGLE EARTH NÃO É AO VIVO!!!

Quer uma prova? Eu realmente não vejo um motivo para oferecer uma prova, mas já houve quem duvidasse da afirmação do título, então lá vai não uma prova, mas algo para fazer os que acreditam nisso pensarem um pouco:

No Google Earth hipoteticamente você pode vizualizar qualquer parte do mundo a qualquer hora, seu vizinho também, o vizinho dele também, um gordinho nerd norte-americano também, um sujeito inglês numa Lan-House também... Quantos satélites então devem estar em órbita só a serviço da Google? Claro, porque como é hipoteticamente ao vivo você tem que ter um "satélite particular" só pra você e cada uma das pessoas que estão conectadas ao Google Earth no mundo também.


Digamos que hipoteticamente hajam milhares, milhões de satélites em órbita só para o Google Earth, qual seria, hipoteticamente, a velocidade de cada um? Pense bem, digite "São Paulo" no Google Earth e pressione "Enter", quando a câmera parar em cima de São Paulo digite "Tokyo" e pressione "Enter".

Quanto tempo você (ou seu "satélite-pessoal") levou para ir de São Paulo a Tóquio? 6, 7, 8 segundos, talvez 9? Vamos arredondar para 10 segundos, seu satélite viajou aproximadamente 18500 kilômetros em 10 segundos, isso dá (me corrijam se eu estiver errado) uma velocidade aproximada de 6.661.865 Km/h, tendo em vista que a velocidade de rotação da Terra é de aproximadamente 1674 Km/h, seu satélite seria, mais ou menos, umas 4000 vezes mais rápido do que a Terra. Isso significa que se seu satélite estiver sobre a sua casa e der uma volta ao mundo pelo caminho mais longo ele vai chegar até você novamente dali uns... 20, 21 segundos.


Meus cálculos podem estar errados, mas mesmo assim, se eu estiver errado e a velociade do satélite for, hipoteticamente, a metade do que eu calculei, ou um quarto, ou até mesmo um décimo, ainda assim é um absurdo pensar que existe um satélite para cada pessoa conectada ao Google Earth e que cada um desses satélites é 4000 (ou 400) vezes mais veloz que a rotação da Terra! E se esse satélite, hipoteticamente, existisse, o que te faz pensar que a Google iria te oferecer o controle dele de graça?

Se esse post não "enfiar" na cabeça de uma pessoa que O GOOGLE EARTH NÃO É AO VIVO eu não sei o que pode!!! Eu estou postando esse monte de números para explicar porque (por enquanto) não existe maneira de o Google Earth ser ao vivo! É tecnologicamente impossível hoje! Amanhã? Talvez! Mas hoje não há como fazer tal façanha!

Espero que o post tenha confortado os que já sabiam e convecido os que não acreditavam que o Google Earth não é em tempo real!!! Ao contrário do que o ditado diz: O mundo é grande demais, é enorme!!!

Espero que, acima de tudo, esse post tenha sido bem aproveitado por alguém! Deu um trabalhão montá-lo! Se possível, por favor, comentem!

Até a próxima hein!

0 Opiniões sinceras:

Postar um comentário