segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Pirâmides de Gizé - Parte I: Mistérios da Engenharia

Em homenagem aos 15 anos de Discovery Channel o Água Lavada a partir de hoje trará uma série de posts sobre assuntos diversos que já foram tratados no Discovery Channel!

MAS ATENÇÃO: Os assusntos tratados nos posts "Momento Discovery" já foram tratados em algum documentário do canal, o Água Lavada NÃO necessariamente usará informações tiradas do canal ou do site Discovery Channel. Os posts possuem informações retiradas de livros, documentários e sites em geral. Tá avisado hein!

A única maravilha ainda viva


Você com certeza já ouviu falar e/ou viu em fotos, vídeos e/ou desenhos as Pirâmides do Egito. São incríveis monumentos construídos há milhares de anos atrás (segundo os historiadores). Dentre as Pirâmides do Egito as mais conhecidas são as Pirâmides de Gizé, um complexo composto por três pirâmides construídas para (supostamente) servirem de tumbas para os reis: Khufu, Quéfren e Menkauren (pai, filho e neto). As majestosas construções são as únicas das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que ainda existem, resistindo ao tempo.

A maior e mais majestosa das pirâmides de Gizé é a Pirâmide de Khufu (ou Queops) também conhecida como Grande Pirâmide e é ela que tomaremos como referência nesse (e nos próximos) post.

Criei no Google SketchUp um modelo em 3 dimensões de Khufu irá facilitar a vizualização de dimensões e nos ajudar a fazer comparações mais adiante.


Números

As pirâmides de Gizé foram construídas cerca de 2550 a.C.; Khufu possuía, quando construída, 146 metros de altura e uma base quadrada de 230 por 230 metros variando no máximo 20 cm (em 230 m), por conta da erosão causada pelo tempo sua altura hoje é de 137 metros.

Foram utilizadas na construção mais de 2.000.000 de pedras (lê-se blocos gigantes) que variam de 2 a 2,5 toneladas, a precisão de encaixe é de 0,015 cm/100m, o dobro da precisão de encaixe de um submarino, que é de 0,08 cm/100m.

Khufu está alinhada perfeitamente com o norte do planeta, sua base é perfeitamente plana, com um desnível de 0,075cm/100m.

As 3 pirâmides alinham-se com a constelação de Orion (é, aquele do filme dos Homens de Preto) com margem de erro de 0,001% quando comparadas com a posição destas estrelas no céu em 10.500 AC.

Especula-se algo em torno de 30.000 trabalhadores trabalhando durante 20 anos na construção da Grande Pirâmide.


Câmara do Rei

As pirâmides não são simplesmente pedras empilhadas, elas possuem câmaras internas, no caso de Gizé todas as entradas para as câmaras internas eram subterrâneas e vinham de uma câmara que ficava sob a esfinge (aquela estátua de cachorro com cara de gente e sem nariz). Uma das câmaras da pirâmide é chamada Câm
ara do Rei, é literalmente a tumba do Rei, sua última morada.

A configuração da Câmara do Rei de Khufur e a proporção das pedras no chão reproduzem as translações dos seis primeiros planetas do Sistema Solar. Mas o mais impressionante é que a Câmara do Rei de Khufur foi esculpida em um bloco único de 30 toneladas e "encaixada" depois que a pirâmide estava pronta, ou seja, os egípcios (supondo que eles tenham construído mesmo as pirâmides) construíram Khufur deixando os espaços exatos para encaixar a Câmara do Rei mais tarde. Como eles fizeram isso eu não sei.

Trabalhadores

Especula-se que uma parte dos homens que trabalhavam na construção das pirâmides era permanente e uma pequena parte dos trabalhdores era contratada por um período temporário de 4 anos (temporário? Tenho um contrato temporário numa empresa, de 3 meses). O pagamento era feito em "rações" diárias, uma "ração" corresponde a dez pães e um copo de cerveja.

Você deve achar que eles eram infelizes e não gostavam de trabalhar na construção das pirâmides né? Muito pelo contrário, acredita-se que quando voltavam às suas cidades esses homens se vangloriavam do que haviam aprendido e de ter trabalhado para seu país e ajudado a enviar o Rei em segurança ao "Pós-Vida".


Mistérios da Engenharia

Milhões de blocos de 2 toneladas, precisão milimétrica, um bloco de 30 toneladas esculpido e "encaixado" na construção pronta, alinhamento perfeito com o norte terrestre e com o Cinturão de Orion.

Não se sabe ao certo como foram construídas as pirâmides, são muitas as teorias, a seguir as algumas (eu disse ALGUMAS) das teorias de como foram erguidas as pirâmides de Gizé:


Teoria 1: Uma grande rampa.

Uma das teorias mais comentadas e mais defendidas por leigos. A ideia consiste em construir uma rampa que se estende por centenas metros ao lado da piramide.

Prós:
-Uma rampa diminuiria o esforço de carregar blocos de toneladas construção acimas, já que sua inclinação seria (provavelmente) bem menor que a da pirâmide.

Contras:
-Conforme a pirâmide cresce a rampa tem que crescer, ao final da construção a rampa teria um volume maior que o da própria pirâmide, trabalho dobrado, pois os trabalhadores teriam que desmontá-la ao final da construção.

Teoria 2: Várias rampas.

Uma teoria um pouco mais aceitável que a primeira, consiste em construir a pirâmide da esquerda para a direita (ou vice-versa) construindo várias rampas no espaço que a pirâmide ocupará, apenas "completando" os espaços acima das rampas ao final.

Prós:
-Várias rampas ocupariam bem (e bota bem nisso) menos espaço que uma gigantesca rampa ocuparia sozinha.
-Não haveria o problema que precisar "desmontar" as rampas ao final, já que elas seriam parte da própria pirâmide.

Contras:
-Quanto mais a construção avançava mais estreitas ficariam as rampas, dificultando o trânsito na obra e aumentando o risco de quedas.
-Quanto mais alta a pirâmide ficava, maior o ângulo de inclinação e a área das rampas.
-Construindo da esquerda para a direita ficaria muito difícil deixar espaços para as câmaras internas.

Teoria 3: Camadas.

Essa é uma teoria bem fácil de se imaginar dando certo, construir a pirâmide como um bolo de casamento: construir camada após camada, uma sobre a outra, até chegar ao topo.

Prós:
-Deixar espaços para as câmaras internas se tornaria menos difícil.
-Menos tempo, pois os trabalhadores poderiam se dividir e cada parte construir um lado da camada.

Contras:
-Novamente o topo é um problema, quanto mais alta a pirâmide, mais estreitas as camadas, o que novamente dificultaria o trabalho e aumentaria o risco de quedas.

Teoria 4: Jean-Pierre Houdin

Jean-Pierre Houdin é um arquiteto francês que apresentou em 2007 uma teoria sobre como teriam sido construídas as pirâmides de Gizé. Segundo Houdin as pirâmides teriam sido construídas de dentro para fora através de uma rampa espiral interna, conforme a altura da pirâmide aumentava a rampa afunilava. Uma evidência que confirmaria a idéia da rampa é um teste de microgravidade feito em 1986, que mostra uma estrutura dentro da pirâmide em forma de espiral e menos densa que o restante da estrutura.

Prós:
-
Como as rampas são internas não há risco de quedas.
- A construção das câmaras internas seriam facilitadas, já que a construção seria feita de dentro para fora.

Contras:
- Mesmo que pequeno haveria risco de desmoronamentos e soterramentos dentro da obra.


Você pode viajar na teoria de Houdin acessando o site 3ds.com/introduction/ (é necessário baixar e instalar um pequeno aplicativo).

Algumas pessoas dizem que "é fácil construir uma pirâmide", essas algumas pessoas não entendem que pirâmides não são só pedras empilhadas, não sabem que há câmaras dentro das pirâmides, não sabem que cada bloco daqueles pesa 2 toneladas e não pára pra pensar que as pirâmides foram construídas em 2550 a.C. (há quase 5000 anos).

Há ainda teorias grotescas de quem diga que os egípcios simplesmente empurravam ou puxavam os blocos de pedra construção acima, blocos de mais de 2 toneladas dezenas de metros acima, houve uma pessoa (lê-se anta) que me disse que os egípcios utilizaram guindastes (5000 anos atrás), e disse sério! E ainda há teorias de que tenham sido utilizadas eclusas, cordas e até pipas (e você achou que a do guindaste era a pior né?) para erguer os blocos. O fato é que não se sabe e talvez nunca se terá certeza de como foram erguidas as pirâmides de Gizé, esse é um mistério que ficará guardado talvez por toda a eternidade.

Esse foi o primeiro (de muitos, espero) posts do Momento Discovery do blog Água Lavada, espero que tenham gostado! E você como acha que foram construídas as Pirâmides de Gizé? Comente e compartilhe sua teoria!

Vlw!


0 Opiniões sinceras:

Postar um comentário