domingo, 10 de janeiro de 2010

Slow Motion

Slow motion, ou câmera lenta é um efeito especial no qual os movimentos de vídeo são vistos em uma duração maior do que a original (normal), dando a impressão de que os movimentos estão mais lentos ou mesmo a impressão que o tempo está correndo mais devagar.

Olho humano:

Quando o olho humano observa 24 "fotos" (quadros) de uma situação de movimento sequenciadas durante um segundo ele tem a impressão de que aquilo não é uma sequencia de fotos e sim uma situação real de movimento. É assim que fazem os filmes e os desenhos animados, filmam sequencias de 24 fotos ou desenhos por segundo e reproduzem na mesma velocidade.

É simples criar um vídeo ou desenho animado, basta colocar fotos ou desenhos de uma mesma ação em sequencia. Assim:




Existem três formas de se obter o efeito Slow Motion:

1- Na filmagem: a velocidade padrão da cadência (velocidade de captura) de uma câmera no cinema é de 24 quadros por segundo. Operando a câmera numa velocidade de captura maior que o normal é possível obter um vídeo em slow motion, ou seja, se uma câmera é preparada para capturar 48 quadros por segundo a imagem irá durar o dobro do tempo, ou seja, o vídeo se tornará "lento".

2- No tratamento da imagem: a imagem é filmada em cadência normal, mas o tempo de cada quadro é duplicado ou triplicado, ou seja, ao invés de se obter 48 quadros diferentes durante um segundo, obtemos 24 quadros, mas cada um sendo repetido mais que uma vez.

3- A maneira mais difícil: não é necessário nem mudar a cadência na filmagem nem trucar o vídeo no tratamento e sim fazer o tempo correr "mais devagar", assim uma pessoa que corre 50 metros em 16 segundo correrá os mesmos 100 metros, em 32 segundos, mas executando os mesmos movimentos. A única pessoa que conseguiu obter uma sequencia em slow motion dessa forma foi Chuck Norris.

OK, desculpa, eu não pude evitar, está nas origens do blog ter um pouco de humor em cada post...

Abaixo seguem alguns exemplos de Slow motion:







Bom, é isso aí! Espero que tenham gostado e que comentem...

0 Opiniões sinceras:

Postar um comentário